Instalação
- Faça Upload do plugin para a pasta ‘/wp-content/plugins/’.
- Ative no plugin WooCommerce Correios BR no link “Plugins” do WordPress.
- É tudo, agora basta configurar o plugin.
Modo de usar
Para utilizar este plugin você precisa configurar sua loja para trabalhar com País base Brasil e moeda Real do Brasil (R$). Após instalar siga estas instruções para configurar seu plugin Correios.
- Acesse WooCommerce -> Configurações -> Entrega -> Correios.
- Informe o CEP (código postal) da sua loja.
- Marque os métodos de entrega desejados.
- Clique em Salvar alterações.
Requerimentos
É obrigatório que as configurações de sua loja atendam as necessidades do plugin Correios, são coisas básicas mas necessitam de atenção.
- Sua conta de hospedagem precisa ter suporte a biblioteca cURL.
- A moeda da loja seja Real do Brasil.
- O país base da loja seja Brasil.
- O CEP informado seja válido no Brasil (somente números).
- Os produtos tenham o peso cadastrado (o peso deve ser informado com pontos ex. 2.5 para 2,5 kg e 0.300 para 300 gramas).
- Os campos Empresa e Senha não são obrigatórios.
Os campos Empresa e Senha são utilizados por empresas que possuem contrato com os Correios para utilizar os serviços e-SEDEX, SEDEX 10 ou Coleta. Sendo assim, você não precisa informar nada nestes campos, mas se informar o plugin irá entender que estes dados são válidos e tentará logar na API dos Correios, se os dados estiverem errados não serão apresentados os cálculos de frete (citados acima).
Você pode selecionar os serviços de entrega (métodos de entrega) disponíveis, basta marca-los, vale lembrar a que sem contrato com os Correios apenas PAC, SEDEX e SEDEX a cobrar estarão disponíveis para sua loja.
Problemas e soluções
Iremos adicionar nesta página (e demais páginas oficiais) as informações sobre problemas conhecidos, caso você encontre algum problema entre em contato com o autor.
O plugin dos Correios não está informando o preço do frete, o que pode causar isto?
– Se você está utilizando este plugin em localhost (servidor local) é possível que seu firewall esteja bloqueando a comunicação entre os Correios e seu WooCommerce, para resolver é necessário desbloquear o acesso no firewall.
- Algumas vezes a mensagem “Aparentemente não existem métodos de entrega para sua região” é exibida, ela indica que o WooCommerce não conseguiu determinar um método de entrega para a região informada, isto é baseado no CEP informado em WooCommerce -> Configurações -> Entrega, informe um CEP válido no Brasil.
- É possível que os produtos da sua loja não possuam peso e medidas definidos. Os Correios precisam das medidas do produto para calcular SEDEX e outros serviços, por isto, sempre que cadastrar um produto adicione o peso e medida. Lembre-se, no WooCommerce informe 12.5 para indicar 12,5 centímetros.
- Também é possível que você tenha cadastrado um peso acima de 30kg, os Correios aceitam produtos com até 30Kg, para informar 30Kg você deve digitar 30 no campo peso do produto.
Quando atualizo o plugin alguns erros em Inglês são exibidos na tela, o que é isso e como resolver?
Algumas vezes o WooCommerce solicita alguma informação do plugin que ainda não está disponível e isto gera algum erro (Error) ou aviso (Warning ou Alert). Para resolver basta conferir se as informações que você escolheu nos campos de configuração do plugin estão corretas. Normalmente basta edita-las e Salvar alterações e tudo volta ao normal.
É possível que o cache do navegador continue exibindo os erros, basta limpar o cache de seu navegador.
Quando o valor total da compra é maior que R$ 10.000,00 o plugin de frete não exibe o calculo, porque?
– Os Correios limitam o webservice para calcular produtos de até R$ 10.000,00 qualquer solicitação de calculo acima deste valor é automaticamente recusado. Em caso de ocorrer um erro o WooCommerce retorna a mensagem “Aparentemente não existem métodos de entrega para sua região” impedindo a exibição do motivo que causou o erro do calculo de frete.